Trabalhadores lutam por reestruturação do DNOCS
O Sintsef-BA esteve mais uma vez ao lado dos trabalhadores de sua base na luta por melhores condições ...
Integração nacional
Trabalhadores lutam por reestruturação do DNOCS
O Sintsef-BA esteve mais uma vez ao lado dos trabalhadores de sua base na luta por melhores condições de trabalho, remuneração justa e um serviço público de qualidade. O sindicato participou e deu suporte ao ato público realizado pelos servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Salvador, na última segunda-feira, 19.
O ato efetuou um convite à população para conhecer a importância estratégica do órgão e a atual situação de desmonte que ele enfrenta. Trabalhadores, sindicalistas e parlamentares presentes foram unânimes em afiançar a importância da unidade, na luta pela reestruturação do órgão.
O DNOCS, que completou 100 anos em 2009, é um órgão do governo federal, vinculado ao Ministério da Integração Nacional e com a sua administração central em Fortaleza. Ele se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. O órgão tem importante atuação na região do semiárido, até o norte de Minas Gerais.
O foco dos debates foi a sua função social, bem como a gestão pública perante os interesses de grupos políticos; a questão da água e do solo, sua importância para a vida e a pouco reconhecida experiência do DNOCS no assunto (o reconhecimento, ironicamente, às vezes é bem maior no exterior do que no Brasil).
A preservação do patrimônio também foi destaque no evento, frente à necessidade de valorização do servidor e à consequente necessidade de cuidar dos bens – físicos, humanos e até imateriais, como é o caso da tecnologia - do DNOCS.
Os servidores também se mobilizam contra o congelamento da “bolsa”, gratificação que recebem há mais de 30 anos. A decisão do governo pode acarretar perdas salariais de até 80% para a categoria, já penalizada com os mais baixos salários da União.
Representação
O ato público no DNOCS contou com a participação de servidores e representantes de diversos segmentos da sociedade. Pela CONDSEF, falou Erilza Galvão; Antonio “Capila” Sobrinho representou a direção do SINTSEF-BA. Os núcleos regionais do sindicato foram representados por João Dantas. A Associação dos Servidores do DNOCS (ASSECAS) e a dos Servidores do INCRA (ASSINCRA) também manifestaram seu apoio aos trabalhadores. Por último, mas não menos importante, a Deputada Estadual Fátima Nunes (PT) comprometeu-se em levar adiante as bandeiras de luta da categoria.
Racismo tem cura?
O Sintsef-BA comemorará a passagem do dia 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, com a Oficina "Racismo tem cura?". Promovido pela Coordenação de Formação, o evento será realizado nesta quinta-feira, 22 de março, às 14 h, na sede do sindicato, em Salvador. Venha debater conosco!
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário