Servidores paralisam atividades por reestruturação da carreira
Trabalhadores da área ambiental paralisaram suas atividades por 24 horas em todo o país. A mobilização é em defesa da reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA), cujas...
Área Ambiental
Servidores paralisam atividades por reestruturação da carreira
Trabalhadores da área ambiental paralisaram suas atividades por 24 horas em todo o país. A mobilização é em defesa da reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA), cujas negociações vêm se arrastando ao longo dos últimos anos sem nenhum resultado satisfatório para a categoria.
Em Salvador, eles realizaram uma manifestação na sede do IBAMA, em Amaralina, trajando preto e vestindo coletes com mensagens relacionadas à sua reivindicação e o slogan “O ‘futuro que queremos’ começa no presente”.
A frase é alusiva à campanha lançada pela ONU na Conferência Rio+20, realizada no Brasil em junho deste ano para promover o debate sobre desenvolvimento sustentável com lideranças de todo o planeta. Para Washington Silva, delegado de base do Sintsef-BA, não dá para planejar o futuro sem cuidar do presente, com mais investimentos que levem à valorização dos servidores da área ambiental, responsáveis por zelar por este patrimônio inestimável. “Queremos melhores condições de trabalho e uma remuneração justa, condizente com a importância das tarefas que desempenhamos”, explicou Lucinha Félix, servidora do IBAMA e dirigente do Sintsef-BA.
Desde 2002, quando a CEMA foi criada, a política salarial do governo federal somente contribui para a desvalorização sistemática do salário do servidor, com perdas de quase 60% em relação à evolução do salário mínimo nos últimos dez anos. Além de não avaliar as propostas apresentadas (2005, 2008, 2010 e 2011) o governo sequer apresenta contraproposta digna da importância do trabalho que é desenvolvido.
A última proposta de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente foi enviada pela categoria em dezembro de 2011. A partir daí, já foram realizadas quatro reuniões de negociação nas quais não houve avanço.
Semana decisiva
Servidores federais em greve por todo o Brasil entram na semana decisiva na luta por propostas do governo que contemplem o conjunto do funcionalismo. Até sexta, 17, o Ministério do Planejamento deve realizar reuniões com os grevistas. A expectativa é de que os servidores finalmente tenham propostas oficiais que possam ser avaliadas na busca de um acordo que atenda as principais demandas da categoria. Caravanas de todo o país já estão chegando a Brasília para a reedição do “Acampamento da Greve” que acompanha as negociações. Na quarta, 15, a Esplanada dos Ministérios será palco de mais uma marcha dos trabalhadores.
Jurídico – 28,86%
Os servidores presentes na relação disponível em nosso site devem contactar o setor jurídico do Sintsef-BA com URGÊNCIA. Eles precisam regularizar pendências diversas na ação judicial que pleiteia a devolução da contribuição ao Plano de Seguridade Social incidente sobre os valores do processo de 28,86%.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário