Núcleo Nordeste: Curso formativo da CUT contou com participação do Sintsef-BA
Os Coordenadores do Núcleo Nordeste do Sintsef-BA em Serrinha, participaram da 4ª Etapa do Curso de Organização...
Núcleo Nordeste
Curso formativo da CUT contou com participação do Sintsef-BA
Os Coordenadores do Núcleo Nordeste do Sintsef-BA em Serrinha, participaram da 4ª Etapa do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) promovido pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA) em Feira de Santana, no período de 12 a 14/11/2013.
Essa etapa do curso de ORSB integra o calendário formativo aprovado na reunião da Executiva Estadual e contou com a representação de seus sindicatos filiados da Regional Portal do Sertão e de Base Estadual. Entre os objetivos principais do evento estão o interesse em resgatar a trajetória de 30 anos de lutas da CUT, articulando a isso os desafios da conjuntura atual e o debate prático-conceitual acerca da consolidação do projeto de liberdade e autonomia sindical, visando a superação do sindicalismo corporativista.
Os participantes do curso também debateram a continuidade da estratégia de regionalização da CUT no Portal de Sertão da Bahia, realizado no dia 14 de novembro.
O Coordenador Geral do Núcleo Nordeste do Sintsef-BA, Jose Ubaldo Silva de Santana, foi indicado para integrar a Comissão dos Trabalhos da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT-Bahia.
Como o Sintsef-BA, a CUT defende que o “produto final” da formação sindical é uma melhor representação a partir de dirigentes mais qualificados e preparados para os desafios colocados no dia-a-dia da classe trabalhadora desde o local de trabalho.
A tônica da estratégia da Política Nacional de Formação tem sido contribuir para qualificar a intervenção da CUT frente aos vários desafios existentes na agenda sindical. Busca-se situar a formação no campo da globalização e dos processos de integração regional, a relação com o sindicalismo internacional, as transformações no mundo do trabalho e as alternativas de desenvolvimento. (Fonte: CUT)
Direito de greve
A votação do relatório do senador Romero Jucá para o anteprojeto que impede o direito de greve dos servidores públicos foi transferida para esta quarta-feira, dia 20/11. As entidades que defendem os interesses da categoria, como a CUT e a Condsef, voltarão ao Congresso Nacional para continuar a pressão em busca da derrubada definitiva desta proposta. A Condsef integrou um grupo de representantes de dezenas de entidades sindicais, entre elas a CUT, que esteve na última quarta-feira na Comissão Mista de Consolidação de Leis de Dispositivos Constitucionais do Senado para cobrar a derrubada do anteprojeto. As entidades também querem uma reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, já que o próprio Executivo integrou um grupo de trabalho (GT) que debateu negociação coletiva e direito de greve. O GT gerou uma minuta de proposta que incorpora pontos consensuais de representantes dos servidores das três esferas e do governo. (Fonte: Condsef)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário